Junho vermelho – doação de sangue – um ato de caridade


O gesto de doar de si talvez não tenha melhor exemplificação do que no ato de doar sangue. Além de significar um ato de amor ao próximo, é uma atitude de caridade, tão simples que pode ser responsável por mudar a vida de uma pessoa.

De acordo com o Hemocentro, se uma pessoa, em plena saúde, doar sangue pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam sangue para atender toda a demanda.

Outra informação importante e motivadora para os doadores indecisos é que um único doador pode salvar até três pessoas.

Em Taboão da Serra, o Hospital Pirajussara tem o banco de sangue para quem quiser fazer sua doação voluntária. A pessoa que for até o hospital fazer a doação dispõe de estacionamento gratuito.

Para que esta atitude de cidadania e solidariedade seja concretizada, é preciso que você se enquadre em alguns critérios para doação.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO: Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias, Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias, Ter entre 16 e 69 anos, Pesar no mínimo 50 kg, Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS: Resfriado – aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas, Gravidez ou suspeitas da mesma, Parto: aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, Amamentação: aguardar até a criança completar 12 meses de idade, Ingestão de bebidas alcoólicas: aguardar 12 horas, Tatuagem: aguardar 12 meses

Mais informações pelo telefone 3583-9400

Hospital Geral Pirajussara

Banco de sangue – funcionamento:

Segunda e quinta das 8 às 16 horas

Terça, quarta e sexta das 8:00 às 13:30 horas

Avenida Ibirama, 1214 – Pq. Ind. Daci – Taboão da Serra

Fonte: Assessoria do Vereador


Recent Posts